Mais episódios de homofobia no Brasil
No dia 14 de novembro de 2010, dois episódios de violência contra gays ganharam repercussão no Brasil, tendo acontecido nas duas maiores cidades do país. Um aconteceu no Rio de Janeiro, horas depois da Parada do Orgulho LGBT, realizada na praia de Copacabana. Neste caso, um estudante de 19 anos, que estava com um grupo de homossexuais no parque Garota de Ipanemas, no Forte de Copacabana, foi baleado na barriga e ofendido verbalmente por militares do Exército Brasileiro que faziam a escolta no local.
O segundo caso aconteceu em São Paulo, na avenida Paulista, uma das principais vias da cidade, quando um grupo formado por quatro menores e um jovem de 19 anos, todos de classe alta, agrediu com socos, chutes, pauladas e lâmpadas fluorescentes três pedestres que caminhavam na avenida Paulista. A agressão foi motivada pelo fato de as vítimas serem ou estarem acompanhadas de homossexuais.
Estes acontecimentos têm trazido à tona o retorno do debate sobre a aprovação de projeto de lei que criminaliza atos homofóbicos (PLC 122/06) e, para acompanharem as tendências desta discussão, selecionamos a seguir uma série de links com reportagens e artigos que tem como pano de fundo tais episódios.
>> TV exibe imagens de ataque a jovens na av. Paulista (Folha.com)
>> Exército prende dois militares que balearam e agrediram estudante após Parada Gay carioca (Uol Notícias)
>> Após agressões a gays, avenida Paulista tem ato por lei anti-homofobia (Uol Notícias)
>> Nota oficial contra a violência homofóbica, da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT)
>> Com fogo nas ventas, entrevista com Fernando Seffner, professor da Faculdade de Educação da UFRGS e pesquisador sobre masculinidades (Estadão)