Em 2013, o Observatório de Política e Sexualidade (SPW) começou a implementar um programa de formação voltado para refletir como teoria, pesquisa e política podem influenciar mudanças sociais significativas. Os participantes foram selecionados de todo o globo, com prioridade para países do Sul Global.
O primeiro workshop aconteceu no Rio de Janeiro em março de 2013, com 18 jovens pesquisadores e ativistas de Angola, Argentina, Brasil, Camarões, China, Egito, Índia, México, Filipinas, Senegal, África do Sul, Trinidade e Tobago (saiba mais aqui em inglês). O relatório final está disponível aqui.
O segundo workshop (em inglês) ocorreu em Buenos Aires em agosto do mesmo ano, pouco antes da Conferência da Associação Internacional para o Estudo de Sexualidade, Cultura e Sociedade (IASSCS). Participaram ativistas e pesquisadores de Argentina, Brasil, China, Equador, Índia, México, Nigéria, Filipinas, Sri Lanka, Tailândia, Quirguistão, Ucrânia e Estados Unidos.
Os mentores dos treinamentos foram membros, parceiros e colaboradores do SPW. O próximo treinamento está planejado para 2016.