Em 2015, o SPW começou um novo ciclo de análise global. O projeto foi intitulado Mapeando tendências e tensões da política sexual global no século XXI. Conforme o título sugere, a iniciativa tem como objetivo desenvolver avaliações críticas das tendências e mudanças nos diversos domínios da política sexual (e da política dos direitos sexuais, em particular) ocorridos durante os primeiros 15 anos do século XXI, um período que coincide em proximidade com a trajetória do SPW desde o seu início em 2002 até o presente.
Nesse contexto, o SPW convidou um grupo de 30 pesquisadores e ativistas para escrever artigos abordando uma gama de tópicos na política sexual. Uma reunião foi convocada para Durban, África do Sul, em julho de 2016, pouco antes da Conferência Internacional de AIDS, e outros 11 parceiros foram convidados para participar como comentadores. Mark Gevisser, um dos comentadores, escreveu uma análise instigante sobre os debates em Durban. O projeto continuará em desenvolvimento até 2017.
Em 2013, o SPW realizou em colaboração com seus parceiros uma nova linha de pesquisa que examina as intersecções entre tendências geopolíticas – aglutinadas em torno de países emergentes como Brasil, China, Índia e África do Sul – e a política de direitos humanos e sexualidade. Os resultados desse esforço estão registrados no Working Paper nº 10 e em uma série de vídeos registrados nos Diálogos em Desenvolvimento da Sociedade Civil, paralelo ao VI Encontro Brics em Fortaleza, Brasil (julho 2014).
Outros produtos (em inglês e espanhol)
Entre 2004 e 2007, o SPW realizou um primeiro esforço global de pesquisa. Examinou a dinâmica da política sexual em oito países – Brasil, Egito, Índia, Peru, Polônia, África do Sul, Turquia e Vietnã – e duas instituições globais: Nações Unidas e Banco Mundial, o que resultou no livro SexPolitics: Reports from the Frontlines, também disponível em espanhol – Políticas sobre Sexualidad: Reportes desde las líneas del frente.
Enquanto essa pesquisa evoluiu, Sonia Corrêa, Richard Parker e Rosalind Petchesky estiveram engajados em um projeto paralelo que resultou no livro Sexuality, Health and Human Rights, publicado pela Routledge em 2008.
Um terceiro esforço global de pesquisa realizado pelo SPW englobou os Diálogos Regionais em Sexualidade e (Geo)Política na Ásia, América Latina e África, além de um diálogo inter-regional. Desse esforço surgiram dois e-books: Sexuality and Politics: Regional Dialogues from the Global South Vol. II and Vol. II.
Tendências relevantes em política sexual nacional e transnacional também são exploradas através de análises críticas periódicas oferecidas pela Newsletter SPW. Os Working Papers reúnem artigos e ensaios que tratam de assuntos específicos em pesquisa sobre sexualidade, debates sobre políticas públicas e tendências específica de países escritos por nossos parceiros e colaboradores.