Uma vulva de 33 metros, aberta e vermelha, foi cavada nas terras da Usina de Arte, galeria que fica na Mata Sul de Pernambuco. Segundo a artista que concebeu a obra, Juliana Notari, essa intervenção é tanto “vulva” quanto “ferida”. Ao mesmo tempo em que projeta o corpo-poder das mulheres, evoca a violência e a dominação. Trata-se de uma estética feminista de choque.
Num contexto, como o brasileiro – hoje marcado pela masculinidade tóxica, misoginia e polarizacão – tão logo ganhou visibilidade pública em janeiro de 2021, ‘Diva’ teve ampla reverberação pública no mundo da arte e para além dele. Teve recepção positiva, mas também recebeu análises muito críticas, além de ter sido objeto de ataques virulentos. A vulva-ferida foi trending topic no Twitter Brasil e repercutiu na mídia internacional.
Não há espaço aqui para examinar, em profundidade, os debates e críticas legítimas que a vulva/ferida provocou, inclusive no que diz respeito a dimensão racial que, a um só tempo, a obra ocultou e revelou. Optamos por incluir a intervenção geológica e provocativa, de Notari, no balanço anual das políticas sexuais em tempos pandêmicos, para lembrar que, mesmo nas sombrias condições políticas e sanitárias nas quais o Brasil está submergido, a liberdade, criatividade e contestação feministas, assim como os debates que deflagram, não estão silenciados.
Saiba mais sobre a obra de Juliana Notari.
Assista a um debate com artista.
Para ler mais sobre os debates que a obra ‘Diva’ provocou
‘Ela abriu feridas profundas’, diz criadora de ‘vulva gigante’ em parque de Pernambuco – O Globo
A buceta e os pretos: trabalhadores de obra de arte não são escravos, são fruto da abolição precária – The Intercept
A vagina gigante que Juliana criou num parque brasileiro “abriu a caixa de Pandora” de ataques – TSF
Escultura de vagina gigante alimenta guerra cultural no Brasil – YahooComo uma xoxota gigante causa tanta polêmica se a vida começa por ela? – Folha de São Paulo
Juliana Notari: “A arte tem que criar perguntas e reflexões.” – Revista Algo Mais
Os motivos que tornam a vulva ‘Diva’ tão polêmica – Vogue
*Imagens: Divulgação / Juliana Notari