Durante duas noites, um grupo de artistas e curadores de arte contemporânea vindos do Peru, Colômbia, México e Bolívia apresentará palestras sobre pesquisas em arte e cultura visual que indagam as sexualidades dissidentes nos seus contextos. O encontro Troca-troca procura apresentar e debater as experiências micropolíticas de representação na esfera pública das sexualidades dissidentes em relação às hierarquias sociais, historiografias pós-coloniais e os contextos políticos particulares de diferentes
países da America Latina.
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, auditório 33
Data: 25 e 26 de novembro de 2009
Horário: 19:00 às 21:30
Dia 25 de Novembro – Quarta-feira
19:00-19:10h Mesa de abertura
19:10-19:40h Giuseppe Campuzzano (Peru) – Museo Travesti del Peru
A palestra procura expandir o conceito de travestismo através da apresentação de uma pesquisa de tradições travestis indígenas da época dos incas que permanecem na cultura contemporânea do Peru, entendidas por Campuzzano como reflexo de uma mesma historiografia travesti (transcultural) da concepção pós-colonial do Estado-Nação.
19:40-20:10h Victor Manuel Rodriguez (Colombia) – Sexualidades dissidentes, dois casos na prática de curadoria em Bogotá.
A palestra apresentará duas exposições que Rodriguez organizou em Bogotá: Un caballero no se sienta asi (2003) e Yo no soy esa (2005), as quais reuniram práticas artísticas contemporâneas e produção de cultura visual que indagavam as experiências de homossexualidade e travestismo na cidade.
20:10-20:25 Coffe-break
20:25-20:55 Pablo Leon de La Barra (Mexico-Inglaterra) – Pablo’s International Magazine
Apresentação da pesquisa que contribuiu para a publicação dos volumes da revista Pablo’s International Magazine, Macho not rough, men art and architecture, que relacionam a homossexualidade com experiências contraculturais em diferentes contextos urbanos.
Dia 26 de Novembro – Quinta-feira
19:00-19:40 Maria Galindo (Bolivia). Feminismo nos Andes
A palestra apresentará diferentes projetos controversos realizados pela Galindo junto com o coletivo Mujeres Creando em espaços públicos na Bolivia. Seja este espaço físico (a praça) ou midiático (a televisão), as intervenções realizadas são uma reação à experiência micropolítica do machismo, homofobia e racismo da sociedade multicultural de seu país. Um caso específico discute o seu protesto contra a visita do presidente Irani Mahmud Ahmadineyad a Bolivia, convidado por Evo Morales
19:40-19:55 Coffe-break
19:55-21:15 Mesa Redonda (Troca-troca) com Maria Galindo, Victor Manuel Rodriguez, Pablo Leon de La Barra e Giussepe Campuzzano Campuzano
Moderador: Inti Guerrero.
21:15 Encerramento
O encontro troca-troca é coordenado pelo curador Inti Guerrero (Colômbia/Holanda), recebe apoio do Fundo Prince Claus, Arts Collaboratory e Capacete Entretenimentos e está sendo organizado pelo Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS-UERJ).