A arte feminista e queer integrou o 13º Fórum Internacional AWID na Costa do Sauípe, Bahia (8 a 11 de setembro de 2016). Gabrielle Le Roux foi uma das tantas artistas cujo trabalho foi exibido. Gabrielle é uma pintora e artista visual queer sul-africana que desde meados dos anos 2000 tem retratado ativistas queer da África e do Sul Global. No Fórum AWID, Gabrielle apresentou um conjunto de vídeos intitulados Proudly trans in Turkey, um projeto desenvolvido em parceria com a Anistia Internacional. O trabalho gira em torno da vida de dezessete homens e mulheres trans turcas — Aras, Belgin, Demet, Destina, Iksen, Inan, Puzgar, Buse, Sema, Sewal, Selay, Sinem, Eylul, Esmeray, Dezni, Su and Gami — que falam sobre suas idades, trabalhos, identidades de gênero, violência e crimes de ódio, crenças espirituais e religiosas, família e amigos, auto-percepção e ativismo em uma série de dezenove vídeos curtos. Seus testemunhos e histórias fascinantes iluminam as vidas e experiências trans ao mesmo tempo em que oferecem uma visão profunda sobre o contexto social e cultural da Turquia, incluindo aspectos como o Estado, religião e a política de gênero.
Também no Fórum, feministas e ativistas queer compartilharam informações atualizadas sobre a terrível situação política na Turquia depois da tentativa de golpe em julho e a brutal reação por parte do governo do presidente Erdogan. Desde então, 60 mil pessoas foram presas, incluindo proeminentes intelectuais. Mais de 120 mil funcionários públicos, a maioria professores, foram demitidos, a imprensa, censurada, e o espaço para a sociedade civil tem sido drasticamente restringido. Muitos acadêmicos e ativistas deixaram o país. Apesar de tais difíceis e deterioradas condições políticas, em agosto, quando a ativista e trabalhadora sexual trans Hande Kader foi brutalmente assassinada, centenas de pessoas desafiaram as regras proibindo manifestações públicas e tomaram as ruas para protestar.
O SPW agradece Gabrielle e oferece este post de Sexualidade e Arte como um tributo aos movimentos sociais e intelectuais turcos que estão resistindo às agudas condições autoritárias que prevalecem no país e, sobretudo, a Hande Kader.
Clique aqui para assistir aos vídeos de Proudly trans in Turkey