Desde 2002, o Observatório de Sexualidade e Política (SPW) concluiu dois grandes projetos de pesquisa sobre políticas. A primeira, “O Kamasutra de Bush: Muitas posições sobre o sexo – implicações globais das políticas sobre sexualidade implementadas pelo Governo dos Estados Unidos” (Girard, 2004) , examina as implicações das
políticas dos Estados Unidos em relação à sexualidade no início da administração Bush. O segundo, SexPolitics: Reports from the Frontlines, examina as interseções da sexualidade com a política em dez países e duas instituições multilaterais.
Atualmente, na área de pesquisas e análises, o SPW está promovendo uma série de diálogos regionais na Ásia, América latina e África para refletir criticamente sobre as múltiplas dimensões de “Sexualidade e Geopolítica”. O SPW também está comprometido com pesquisas e análises em relação a três domínios políticos que considera críticos: a dessexualização das políticas para HIV/AIDS; os desafios políticos atuais e em curso na interseção da sexualidade com os direitos humanos em nível global; e as políticas dos Estados Unidos em relação à sexualidade sob a administração de Barack Obama.