No 1º de março, chegou ao fim os 15 anos em que a coalizão de partidos de esquerda Frente Ampla se alternava no poder no Uruguai e Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional de direita e integrante de uma coalizão de partidos de direita e extrema-direita, como o novato Cabildo Abierto, assumiu o governo.
Em seu discurso de posse, reiterou os seus compromissos com uma política de austeridade e de repressão voltada para a segurança pública com reforma do Código Penal, aumento de penas, diminuição da maioridade penal, entre outro. No entanto, declarou que não iria mexer na “pauta de costumes”.
Num gesto que não se deve passar desapercebido, JMB participou da posse e foi ovacionado, assim como os presidentes conservadores da Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai. É importante retomar, como o SPW noticiou em julho de 2019, que uma coalizão mais conservadora do Nacional propôs um referendo para derrogar a Lei Integral Trans.
Recomendamos o artigo publicado pelo SPW de nosso parceiro Santiago Puyol sobre a nova correlação de forças forjada no país.
Veja uma compilação
Dossier Uruguay: política, economía y la asunción de Lacalle Pou – CELAG