Dia Mundial do Preservativo Feminino*
Neste dia 12 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Preservativo Feminino!
O preservativo feminino tem o potencial de revolucionar o sexo seguro para as mulheres e homens de todo o mundo. Junte-se a ativistas e organizações do campo do HIV/AIDS, saúde e justiça reprodutivas, saúde da mulher, da juventude, LGBT e apoie o Dia Mundial do preservativo feminino!
Apesar de ser uma opção de sexo seguro altamente eficaz para mulheres, homens e jovens, a maioria das pessoas desconhece o preservativo feminino ou não tem acesso ao mesmo. Com isso, o Dia Mundial do Preservativo Feminino tem como objetivo aumentar o número de mulheres e homens de todo o mundo que tenham conhecimento sobre, assim como usem e disseminem o preservativo feminino.
Veja mais informações (apenas em inglês) sobre o Dia Mundial do Preservativo Feminino no Facebook e visite também o site da Coalizão Nacional do Preservativo Feminino dos EUA para saber como pode apoiar a conscientização sobre o uso e o acesso a preservativos femininos local e globalmente.
Aproveite e leia mais informações sobre o preservativo feminino no Brasil na publicação Preservativo feminino – das políticas globais à realidade brasileira, que reúne os resultados de pesquisa realizada em parceria pelo Núcleo de Estudos de População (NEPO), Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com o apoio e a colaboração do Ministério da Saúde e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A publicação analisa o preservativo feminino no Brasil, tanto como insumo de prevenção das DST/AIDS, desde o final dos anos 1990 (sua chegada ao país), quanto pelo seu significado em termos de autonomia para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
____________________________________
*Nota baseada em conteúdo produzido pela Coalizão Nacional do Preservativo Feminino do EUA