Assine a declaração de apoio à defensora dos direitos humanos Koki Muli Grignon
Chegou ao nosso conhecimento que a facilitadora encarregada pela sessão onde estão sendo negociadas as conclusões da 63ª sessão da Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher (CSW) – o segundo maior evento anual no calendário das Nações Unidas, após a Assembleia Geral, onde são debatidas políticas dedicadas exclusivamente à promoção da igualdade de gênero – Koki Muli Grignon, do Quênia, tem sido alvo de grupos e indivíduos extremistas que pediram para seus apoiadores inundarem o celular pessoal de Muli com mensagens anti-aborto e anti-gênero. Muli testemunhou hoje, quarta-feira, 20 de março, a chegada de centenas de mensagens que visavam assediá-la enquanto presidia as negociações acerca do resultado desta reunião anual da ONU sobre os direitos de mulheres e meninas.
Nós, como sociedade civil e defensores dos direitos humanos das mulheres, condenamos absolutamente o esforço para intimidar a Sra. Muli. As mulheres defensoras dos direitos humanos, incluindo aquelas que trabalham dentro do sistema da ONU, sofrem assédio em todas as regiões ao redor do mundo. Hoje à noite, ficou claro que até mesmo os funcionários que buscam proteger e promover os direitos das mulheres correm risco enquanto somente cumprem as suas obrigações oficiais. Ninguém deve ser submetido a este tipo de violência. Estamos particularmente preocupados com o conteúdo das mensagens recebidas por Muli. Acreditamos que ela foi escolhida como alvo a fim de reprimir os esforços de promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres durante a CSW. Isso está ocorrendo no contexto de outras táticas destinadas a intimidar as e os participantes da reunião, incluindo a presença de um ônibus “anti-aborto” que circula pela área onde a ONU está situada.
AÇÃO
Gostaríamos de enviar mensagens de apoio à Sua Excelência, a Sra. Muli, até as 10h da quinta-feira, 21 de março, e pedimos às organizações que assinem URGENTEMENTE a declaração traduzida abaixo através do formulário:
https://forms.gle/yA8yze11t2SowqGM9
Uma atualização sobre a questão será enviada a todas e todos até o final do dia.
DECLARAÇÃO
Ativistas feministas e pelos direitos das mulheres agradecem a Sua Excelência Koki Muli pelos seus esforços para atingir um resultado positivo a partir da Comissão sobre o Estatudo da Mulher (CSW). Ao redor do mundo, defensoras dos direitos humanos se tornam alvo pelo seu trabalho de defesa dos direitos humanos e das mulheres. Nós nos colocamos ao lado da Sua Excelência e de todas as defensoras dos direitos humanos que enfrentam intimidação pelo trabalho que realizam no avanço dos direitos relacionados a gênero.
Esta mensagem em sua versão original foi enviada pela Coalizão Internacional por Direitos Sexuais e Reprodutivos (ISRRC em inglês)