Termos ambíguos do debate político atual:
o pequeno dicionário que você não sabia que existia

O “Pequeno Dicionário” é uma iniciativa do Observatório de Sexualidade e Política (SPW, na sigla em inglês) em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ. A publicação, lançada em 2022 e atualizada em 2023, resgata a fabricação e difusão de algumas das expressões mais frequentes do atual debate político brasileiro, como “identitarismo”, “cidadão de bem”, “ideologia de gênero”, ou “racismo reverso”.

O Dicionário explica, na linguagem mais simples possível, como e porque essas expressões foram criadas e como são usadas politicamente - em geral, como categorias de acusação.

Assim como o debate político brasileiro, os Dicionários também são dinâmicos e estão sempre em construção. Em 2022, lançamos a primeira edição com 8 verbetes elaborados ao longo de 2021. Em 2023, incluímos seis novos termos na publicação: “Globalismo”, “Linguagem neutra”, “Identitarismo”, “Cidadão de bem”, “Liberdade” e “Família.

São duas versões: uma destinada a pessoas que cursam o Ensino Médio e outra ao público geral. Escolha a sua e explore à vontade!

Vídeos do Youtube

"Pequeno Dicionário"

"Ideologia"

"Marxismo Cultural"

"Politicamente Correto"

"Globalismo"

"Ideologia de Gênero"

"Feminismo"

"Linguagem Neutra"

"Identitarismo"

"Racismo Reverso"

"Cristofobia"

"Patriotismo"

"Cidadão de bem"

"Liberdade"

"Família"